Início


Prezados mestres, presidentes, gestores e musicistas de bandas filarmônicas,

Sejam bem-vindos ao Blog do I Fórum para Bandas Filarmônicas!

O momento é oportuno para estreitarmos nossa cooperação em prol deste segmento musical tão importante para o nosso país, as bandas de música.

Contamos com a participação de todos!

Abraços,

Joel Barbosa e Celso Benedito

OBJETIVOS E IMPORTÂNCIA

O evento tem por objetivo principal promover intercâmbios entre bandas filarmônicas, buscando, principalmente, criar uma federação de filarmônicas do Estado da Bahia. Entre os tópicos a serem abordados destacam-se ações culturais, artísticas e educacionais entre as práticas das filarmônicas e possíveis contribuições para o ensino básico por meio de parcerias. Tem por finalidade também refletir sobre os processos de educação musical destas corporações e ressignificar os valores históricos, sociais e culturais de sua presença na comunidade. O evento realizará oficinas técnicas e pedagógicas no âmbito de gestão e execução instrumental. Por fim, visa divulgar e estimular os variados repertórios (históricos e atuais) destas agremiações musicais por meio de concertos, gravações, disponibilidade na Internet e publicação de partituras.

A principal importância deste evento será a criação da primeira federação (ou associação) das bandas filarmônicas do Estado da Bahia, pois estas entidades constituem uma tradição musical sesquicentenária com atividades culturais, educacionais e sociais ininterruptas nos mais distantes territórios do Estado, necessitando assim de uma organização própria para seu contínuo desenvolvimento. A tradição de bandas propiciou contribuições significativas para destacados compositores baianos, tais como Lindembergue Cardoso, Jamary Oliveira, Fred Dantas, Tranquilino Bastos, Heráclito Guerreiro, Estevan Moura, Antônio Manuel do Espírito Santo, entre outros. Outra importância será o intercâmbio entre as filarmônicas, buscando formar uma rede que se comunique também por meio das tecnologias atuais de informação para gerar parcerias e garantir a preservação, difusão e expansão deste patrimônio artístico. Por fim, firmará parcerias com os seguintes pesquisadores e entidades: Prof. Dr. Alexandre Andrade - Instituto Piaget (Portugal); Prof. Marcos Moreira - Universidade Federal de Alagoas; Prof. Anor Luciano – UFMG; Prof. José Robson de Almeida - Universidade Federal do Ceará-Cariri; e Projeto Bandas da FUNARTE (Fundação Nacional de Artes).

Embora a Escola de Música tenha realizado diversos eventos e projetos relacionados às filarmônicas da Bahia, abordando aspectos pedagógicos, artísticos, políticos e de gestão, este será seu primeiro evento científico voltado, especificamente, a esta tradição musical. Ela também tem produzido diversos trabalhos acadêmicos sobre esta tradição musical, através de seu Programa de Pós-Graduação. Todo ano, ela recebe músicos oriundos destas sociedades musicais em seu corpo discente que almejam aperfeiçoamento e profissionalização. Assim, a realização deste evento vem suprir uma necessidade latente e pode se consolidar nos anos vindouros.