Criação da Federação

Atualizado em 27/07/2013

Prezados Colegas, 

Este espaço do Blog está reservado para dialogarmos sobre a criação de uma federação para as bandas filarmônicas da Bahia. Todos estão convidados a participar! Vamos convidar o máximo de participantes.

Joel

ESTATUTO (27/07):
Escrevemos um primeiro rascunho do estatuto para a Federação.
Ele pode ser acessado no seguinte link: Download

Prezados Senhores,

1- Precisamos elaborar um Estatuto para a Federação e, para isso, necessitamos definir regras através das quais podemos apoiar nossas corporações. Pelo que entendo devemos constituir uma federação de direito privado e sem fins lucrativos, não?
Para isso, teremos que contar com apoio jurídico para sabermos que documentos serão requeridos. 

2- Quais seriam os objetivos da federação?
- estabelecer parcerias para aquisição e troca de: instrumentos, material didático, material para reposição ( palhetas, bocais, óleos, boquilhas, entre outros)?.
- prestar atendimento ás filarmônicas que se encontram inativas, irregulares perante o poder público, seguro social, etc?.
- incentivar que cada filarmônica tenha sua escola de música?;
- participar de ações de formação em parcerias com estabelecimentos de ensino (escola municipal, creches, etc) e também com outras entidades?.

Contamos com a vossa contribuição.
Abraços,


Celso Benedito

6 comentários:

  1. Olá, caro Celso!

    A criação da Federação será um marco histórico para a cultura do nosso estado.

    Em um cenário onde a lei federal nº 11.769 vem sendo amplamente discutida por educadores musicais, músicos e gestores, incentivar que cada filarmônica tenha sua escola de música e participar de ações de formação em parcerias com estabelecimentos de ensino são objetivos muito mais que bem vindos. São necessários!

    Coloco-me à disposição para contribuir no que for preciso.

    Abraços,
    Ráiden.

    ResponderExcluir
  2. Colegas,

    Creio que um dos motivos principais para a criação da federação é de que juntas as bandas filarmônicas podem:
    1)Construir planos e metas para que esta tradição se mantenha forte e crescente,
    2)Dialogar com mais legitimação com os poderes público para a criação de politicas culturais apropriadas a suas características.

    Abçs,

    Joel

    ResponderExcluir
  3. Amigos,
    Fico feliz com essa iniciativa da criação de uma Federação das Filarmônicas. Uma ideia que já foi ventilada a bastante tempo mais que não teve prosseguimento. Aqui tinhamos pensando numa Federação das Filarmônicas do recôncavo ,inclusive,começamos rascunhar um estatuto ,onde a Federação seria administrado por três Conselhos: Conselho de Administração, Conselho deliberativo e Conselho Fiscal e onde as Filarmônicas seriam representadas por seus dirigentes em cada um dos Conselhos. O objetivo principal seria desenvolver ações que sozinhas as filarmônicas possuem dificuldades de executar. Como sugestão seria importante que fosse feitos encontros regionalizados ou territoriais para colher subsidios e juntos fosse construido o estatuto a partir de um projeto inicial .
    Abraços
    Paulo José de Jesus de Almeida Alves
    Presidente da Filarmônica 5 de Março
    116 anos de História (Muritiba-Bahia)

    ResponderExcluir
  4. Como já relatado, essa ideia já foi ventilada antriormente, porem sem exito. Nós, apaixonados por Filarmonicas temos que nos unir para que seja mantida esta tradição. Precisamos acabar com a rivalidade que impera, onde uma quer ser melhor que a outra, e que seja, mas em festivais, vejamos o futebol, os times são rivais, mas eles tem uma federação, vamos a luta e conte conosco.

    Filarmonica 08 de Dezembro
    Nova Soure - Ba
    Marcelo Araújo dos Santos

    ResponderExcluir
  5. Prezados, sou Noel Alves Filarmônica Andorinhense, e gostaria muito de uma acessoria, pois criamos a Associação para que pudéssemos criar nossa Filarmônica e não tive apoio do Governo municipal e até hoje não foi pra frente, Estamos em débito no Receita, e não sei o que fazer. ME AJUDEM! Meu município (Andorinha Bahia), é um município pobre, carente mas muito rico culturalmente principalmente na área de música, precisamos de uma capacitação, ou seja, fortalecimento da cultura na área de música e de uma Banda Filarmônica.

    Fico no aguardo de uma resposta.

    Grato,

    Noel Alves da Silva
    Diretor de Cultura
    Presidente da Filarmônica

    ResponderExcluir
  6. faço parte de uma banda filarmonica que existe desde 15/10/1887 a Sociedade Filarmônica Xv de Outubro de Ribeira do Pombal, Bahia e gostaria de participar

    ResponderExcluir